ㅤㅤ

terça-feira, 6 de março de 2012

Eu e o Artesanato



O artesanato sempre fez parte da minha vida. Desde pequena sempre convivi com minha mãe e minhas tias fazendo "arte". Minha mãe fazia crochê para para vender: toalhinhas, bico de bule (naquela época se usava bule...), biquinhos em pano de prato, enfeites para chaves e outras coisas mais... Eu sempre junto dela queria aprender, foi quando aos 7 anos comecei a fazer crochê. Tinha sempre um começo, mas o fim... nunca dava para prever (muitas vezes nem chegava ao fim...), mas eu sempre estava crochetando ou tricotando alguma coisa.

Minhas tias bordavam para uma firma, eu ficava encantada com o colorido das linhas o os rococós que minha tia Alzira bordava com maestria! Não tive dúvida, pedi à ela que me ensinasse a bordar! Ela pacientemente me ensinou... só que meus rococós saiam horríveis! Mas sempre ouvia palavras de incentivo, aliás não me lembro de minha tia Alziza brava, ela era sempre calma e doce (fazia uns bolinhos de chuva deliciosos!)
Mais tarde, já adulta aprendi pintura em tecido, adoro pintar paisagens, frutas e tenho uma facilidade para pintar menininhas mas, não me peça para pintar flores... Acho lindo, mas não consigo pintá-las.

Hoje faço de tudo um pouco...continuo com o crochê, que tenho um certo dominio, o tricô também faço com certa facilidade: com os programas de artesanato na TV aprendi: ponto cruz, patchwork, patchapliquê, pintura em madeira, decoupagem... E assim vou ampliando meus conhecimentos de artesanato, sempre aprendendo, sempre inovando. Conhecendo pessoas e fazendo amizade na internet vamos trocando idéias e enriquecendo nossos conhecimentos.

Para terminar, deixo para reflexão esta frase de Mahatma Gandhi: "A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário