ㅤㅤ

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A origem do tricô


O tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um pano que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô.
Pode ser feito manualmente, com duas agulhas, ou só com uma que, além de propiciar o entrelaçamento do fio (criando cada ponto), abrigam a malha de tricô já tecida. A técnica nasceu provavelmente no Egito onde o entrelaçamento era feito com a ajuda de ossos ou madeira. Os belgas levaram a técnica aos ingleses onde as mulheres a desenvolveram para produzir meias e cachecóis que protegessem seus maridos e filhos no inverno. Usavam fios de lã pura que elas mesmas produziam. Por isso até hoje o tricô está relacionado ao inverno, o que a tecnologia reinventou, levando-a também para as malhas de verão através de fios leves e apropriados. A mortalha tecida por Penélope para poder ser desfeita só poderia ter sido feita em tricô, visto que ela a desfazia a noite para ganhar mais prazo para espera do seu amado Odisseu. 
O tricô pode também ser feito através de máquinas próprias chamadas de máquinas de tricô, o que também resulta num pano muito semelhante à malha manualmente tecida.

( fonte: Wikipédia )

2 comentários:

  1. olá !

    mulher abençoada....
    parabéns...
    seus mimos são lindos.
    te seguindo espero ser aprovada para retornar.
    sempre em seu espaço criativo. beijokas...
    JESUS TE AMA!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Elaine!
    Fiquei muito feliz com sua visita e também por estar me seguindo!
    Volte no meu cantinho sempre que desejar. Você será sempre bem vinda por aqui!
    Tenha certeza que estarei sempre visitando o seu blog, sou professora de Educação Infantil aposentada faz 8 anos e ver todas aquelas maravilhas que você faz me deu tanta saudades!!!
    Que Deus te abançoe sempre.

    ResponderExcluir